PROCURE SOBRE UMA HISTÓRIA:

Barra horizontal

sábado, 26 de junho de 2021

O Amor nos Tempos do Cólera - Gabriel García Márquez

É muito difícil falar de "O Amor nos Tempos do Cólera", ou mesmo introduzir a obra, sem dar grandes spoilers da narrativa para quem nunca se informou sobre a história. Eu mesma peguei o livro para ler totalmente no escuro e, garanto a você, que a experiência é muito mais emocionante dessa forma. Mas, para aqueles que não se importam de ter um pouco das surpresas reveladas, e para aqueles que sabem que a escrita de Gabriel García Márquez é muito mais na vibe "aproveite a viagem" do que "chegar ao destino", prossigam na leitura dessa postagem sem medo.

"O Amor nos Tempos do Cólera" é a história de um quase triângulo amoroso. Digo "quase", pois não há o relacionamento dessas três pessoas de fato acontecendo ao mesmo tempo, apesar de os sentimentos estarem ali. 

O livro narra as vidas de Fermina Daza, Dr. Juvenal Urbino e Florentino Ariza. Fermina e Florentino viveram em sua adolescência um amor imensurável, porém virtual, por meio de incontáveis cartas, sem nunca de fato terem conversado ou se olhado nos olhos. O pai de Fermina, não aprovando a relação, a manda numa tortuosa viagem ao interior da Colômbia para a casa da prima, a fim de que esquecesse a existência de Florentino.

A viagem foi um insucesso, uma vez que só serviu para reavivar ainda mais a chama da paixão dos adolescentes, que trocavam telegramas clandestinos. Porém, após muitos meses, quando Fermina volta pra casa, ela e Florentino finalmente se encontram frente e a frente e Fermina tem uma baita desilusão ao perceber que Florentino era feio de doer.
 
Após o devido pé na bunda, Fermina se casa com Dr. Juvenal Urbino, um rico de família aristocrata, e Florentino foca a sua vida na carreira e nos prazeres carnais. Apesar de ser um relacionamento controverso, Fermina se recusa a se divorciar de Dr. Juvenal e viver sua vida como quisesse, o que impensável para uma moça de classe alta no século XVIII. Até que décadas depois, o Dr. morre e Florentino aparece para reconquistá-la.   

De uns anos para cá, eu tenho lido muitas obras do Gabriel (o plano é ler toda a obra do autor) e cada uma delas me encanta de uma maneira diferente. A beleza de "O Amor nos Tempos do Cólera" não é o realismo fantástico fascinante de "Cem Anos de Solidão", mas justamente o contrário: é a crueza e a honestidade com quem o autor retrata os processos de amadurecimento e envelhecimento do ser humano. Gabo aborda com sinceridade o início das limitações físicas e mentais que nosso corpo apresenta com a idade, além de retratar o amor e o sexo na terceira idade. Além disso, o autor ainda explora e questiona tradições o tempo todo, trazendo luz aos incômodos e até infelicidades profundas e duradouras que estas podem trazer na vida das pessoas. 

Gabo também me incomodou nesse livro. Confesso que nunca li sobre o histórico do autor para saber o que se justifica, mas achei duas situações narradas muito controversas. A primeira foi o descontentamento de Firmina ao descobrir que seu marido tinha uma amante negra. A personagem demonstra asco pela situação e diz inclusive que a amante tinha cheiro de gente negra. Pesadíssimo. A segunda foi uma "namorada" de Florentino, que é descrita como uma criança que ainda estava no colégio, enquanto Florentino já tinha mais de 70 anos. 

Apesar desses dois fatos, "O Amor nos Tempos do Cólera" é uma obra muito bonita, que nos faz acreditar no amor e de que tudo na vida tem uma hora certa para acontecer e que não devemos apressar os processos. Com certeza merece ser relida algumas vezes durante a vida para relembrar esses ensinamentos.

0 comentários:

Postar um comentário

O blog continua com a sua opinião.

Já conhecia o livro? O que achou dele?

Não tinha ouvido falar desse título ainda? Deu vontade de ler, certo?

Deixe seu comentário, isso faz o blog viver!

____________________________________________

Queremos uma interação maior com nossos leitores, por isso não aceitamos mais comentários anônimos.

Clique em increver-se por e-mail, assim será avisado sempre que um comentário for deixado na postagem. Uma pode ser a resposta para você.

Se quiser entrar em contato de maneira mais rápida, vá ao nosso Formulário de Contato.

Para parcerias leia aqui antes.