PROCURE SOBRE UMA HISTÓRIA:

Barra horizontal

sábado, 6 de fevereiro de 2021

As Cinco Linguagens do Amor - Gary Chapman

Em "As 5 linguagens do amor", Gary Chapman nos faz expandir o olhar sobre o que são as diferentes demonstrações de amor de e para as pessoas. O autor defende que existem primordialmente cinco formas de expressar o amor romântico, fraternal ou entre pais e filhos, ou seja, cinco linguagens do amor: (1) palavras de afirmação, (2) tempo de qualidade, (3) oferecer e receber serviços, (4) toque físico e (5) receber e dar presentes. Quando uma pessoa do relacionamento se comunica em uma linguagem e a outra pessoa em outra linguagem, acontecem desentendimentos, sensação de vazio por achar que não é amado o suficiente e frustração por não ter seus esforços reconhecidos pela parceria. 

O livro pode ser considerado um clássico da autoajuda, tendo vendido mais de 11 milhões de cópias apenas no idioma inglês. O autor Gary Chapman é antropólogo com mestrado e doutorado em educação. Trabalhou como professor universitário, conselheiro matrimonial, pastor e missionário. E, sim, o livro tem uma pegada bastante religiosa por isso e não esconde esse viés em momento algum, o que pode inquietar os leitores mais céticos e que não estão no humor de serem evangelizados. 

Também por isso, o livro apresenta alguns pensamentos machistas e datados, às vezes relegando à mulher um papel de aceitação extrema e subserviência. Tem-se que ter em mente que a obra foi publicada a primeira vez em 1992 (há quase 30 anos) e a sociedade mudou bastante nesse entremeio, então algumas coisas escritas nesse livro podem incomodar bastante.

Achei o autor bastante "emsimesmado", sempre contando todos os casos de sucesso no seu trabalho como conselheiro, como a sua linha de raciocínio era infalível e como ele era astuto em compreender o que faltava e o que sobrava em cada relacionamento. A narrativa me pareceu bastante lenta, repetitiva e prolixa. A impressão é de que o livro poderia ter metade do tamanho e passar a mesma mensagem, de forma tão ou mais eficiente. A versão que eu li tinha muitos erros de tradução, o que também me incomodou. 

Mas ok, deu para aprender algumas coisas que eu com certeza vou aplicar na minha vida conjugal. Se você conhecer alguém que leu, pede para essa pessoa te resumir o livro. Acho que vale mais a pena do que ler ele inteiro.

0 comentários:

Postar um comentário

O blog continua com a sua opinião.

Já conhecia o livro? O que achou dele?

Não tinha ouvido falar desse título ainda? Deu vontade de ler, certo?

Deixe seu comentário, isso faz o blog viver!

____________________________________________

Queremos uma interação maior com nossos leitores, por isso não aceitamos mais comentários anônimos.

Clique em increver-se por e-mail, assim será avisado sempre que um comentário for deixado na postagem. Uma pode ser a resposta para você.

Se quiser entrar em contato de maneira mais rápida, vá ao nosso Formulário de Contato.

Para parcerias leia aqui antes.