PROCURE SOBRE UMA HISTÓRIA:

Barra horizontal

sábado, 4 de agosto de 2018

Paralaxe - Lucio Abbondati Junior

Para quem ainda não sabe, já no prefácio, Lucio esclarece que paralaxe significa "um aparente deslocamento na posição de um corpo quando observado sob outro ângulo", ou seja, uma mudança do ângulo do observador que pode mudar completamente a sua interpretação do fatos. E com base nessa premissa que o autor desenvolveu 20 contos de ficção científica, todos com finais surpreendentes.

Apesar de serem todas histórias de ficção-científica, os temas secundários (ou melhor, os panos de fundo) variavam bastante. Nelas, o autor consegue exprimir muito das suas visões políticas e seus receios - atuais com o cenário do Brasil, nos brindando com uma pequena dose de utopia, tudo isso com uma criatividade de dar gosto.

Dos 20 contos, certamente tenho os meus preferidos. Cito três: (i) Arquivo Morto, onde um arqueólogo estuda o rumo de uma civilização inteira que simplesmente sumiu do mapa sem deixar rastros; (ii) O Cavalo de Tróia, onde há uma suspeita de que os mais altos governantes dos EUA estariam sendo aos poucos substituídos por seres extreterrestres e (iii) O Farol, o maior conto do livro, que é uma história linda onde os seres humanos reaprendem as suas relações com os outros e com o planeta. 

Não, leitor, apesar de agradável, esta não será uma leitura fácil. Os contos exigem atenção e perspicácia do leitor (confesso que algumas vezes me perdia nos nomes novos que foram criados para aquela história em questão). Mas Lucio consegue nos prender com vontade de ler até a última página do conto com curiosidade e animação.

E posso afirmar que o objetivo inicial, de nos surpreender com a mudança do ponto de vista, foi cumprido com total firmeza em todos eles. Lucio, este médico-escritor-produtor-cultural, é um ser humano fantástico que não se limitou a fazer apenas uma coisa bem.

0 comentários:

Postar um comentário

O blog continua com a sua opinião.

Já conhecia o livro? O que achou dele?

Não tinha ouvido falar desse título ainda? Deu vontade de ler, certo?

Deixe seu comentário, isso faz o blog viver!

____________________________________________

Queremos uma interação maior com nossos leitores, por isso não aceitamos mais comentários anônimos.

Clique em increver-se por e-mail, assim será avisado sempre que um comentário for deixado na postagem. Uma pode ser a resposta para você.

Se quiser entrar em contato de maneira mais rápida, vá ao nosso Formulário de Contato.

Para parcerias leia aqui antes.