A história dos Dois Irmãos gêmeos de personalidades muito distintas, Omar e Yaqub, se passa numa Manaus de antigamente, onde seus pais, imigrantes libaneses, construíram comércio e reputação. Os irmãos foram o melhor presente que sua mãe Zana ganhara na vida. O patriarca Halim, por outro lado, achara a vontade de sua esposa ter filhos uma má ideia e o casamento nunca se recuperou do nascimento dos gêmeos; nem mesmo a vinda da filha caçula Rânia a tirou da paixão que a cegava pelos meninos.
Tinham convivência complicada, o tempo todo trocando farpas e disputando o amor da mãe, até a derradeira briga por Livia, uma menina a qual ambos gostavam. Yaqub saiu dessa briga com uma cicatriz atravessando o rosto e uma passagem só de ida para o Líbano lutar na guerra do país de seus pais.
Anos depois, quando retorna da guerra, Yaqub é homem feito; já Omar parece ter parado no tempo, continua agindo como uma criança, sem responsabilidades e sendo mimado e validado por sua mãe o tempo todo. A disputa entre os irmãos se acentua todos os dias, ao ponto de a convivência se tornar insuportável e destruir toda a família. No meio disso tudo, assistem ao crescimento, glória e ruína da família Domingas, a empregada da casa, e seu filho de pai bastante suspeito, porém desconhecido.
Essa adaptação de Milton Hatoum foi lindamente construída e desenhada, me dando a oportunidade de conhecer, não só a obra clássica de Milton, mas a Manaus de antigamente e um pouco da cultura libanesa. Desde que li Daytripper, uma obra premiadíssima mundo afora que me deixou em posição fetal por dias pensando na fugacidade da vida, eu sonhava em ler outra obra de Fábio Moon e Gabriel Bá. Ainda, sabendo que Fábio e Gabriel são irmãos gêmeos, passei bastante tempo me questionando de onde veio o ímpeto para adaptar justamente essa trama e até onde os artistas se enxergaram nessa dualidade de gêmeos descrita na trama.
Um lindo exemplar.
0 comentários:
Postar um comentário
O blog continua com a sua opinião.
Já conhecia o livro? O que achou dele?
Não tinha ouvido falar desse título ainda? Deu vontade de ler, certo?
Deixe seu comentário, isso faz o blog viver!
____________________________________________
Queremos uma interação maior com nossos leitores, por isso não aceitamos mais comentários anônimos.
Clique em increver-se por e-mail, assim será avisado sempre que um comentário for deixado na postagem. Uma pode ser a resposta para você.
Se quiser entrar em contato de maneira mais rápida, vá ao nosso Formulário de Contato.
Para parcerias leia aqui antes.