PROCURE SOBRE UMA HISTÓRIA:

Barra horizontal

sexta-feira, 5 de março de 2021

A Hora da Estrela - Clarice Lispector

"A Hora da Estrela" foi o primeiro livro de Clarice que li na minha vida. Ainda tenho dificuldades para encontrar as palavras para descrever o que senti e o que ainda sinto com essa leitura. Não era absolutamente nada do que eu esperava. Sempre tive a impressão de que Clarice era uma autora poética e lírica e, na minha opinião, esta obra é crua e até um pouco ácida.

Acompanhamos a história de Macabéa, uma personagem simples, migrante assentada no Rio de Janeiro, com um emprego que paga suas contas, sem uma inteligência ou beleza marcantes, que mora numa pensão e divide quarto com mais três mulheres. Macabéa tem poucos sonhos, nenhuma amizade verdadeira, mal sabe se é capaz de ter sentimentos, não sabe se relacionar e conviver em sociedade com desenvoltura e vive soltando gafes devido a sua ingenuidade quase infantil.  

Macabéa é tão simples, tão só aquilo ali mesmo que vemos, que durante uma boa parte do livro, inclusive, sequer sabemos o seu nome. Ou será que essa é apenas o ponto de vista do narrador sobre ela? A má vontade do narrador em nos contar a sua história é latente. Ele reclama o tempo todo de ter que descrever os acontecimentos, lutando internamente entre contar ou não contar, julga a personagem, o cenário e o desenrolar da história. Em alguns trechos, ele não se aguenta e desanda a desabafar sobre tudo, o que torna a leitura muito mais divertida, pois a história de Macabéa é triste e vazia.

Nunca tinha lido uma obra assim, onde o narrador não queria nem estar ali. Foi um livro que mudou a minha forma de pensar leitura e escrita. É um livro bem pequeno e que eu engoli em dois dias. Recomendo muito a quem quiser ter uma experiência um pouco mais desconfortável.

0 comentários:

Postar um comentário

O blog continua com a sua opinião.

Já conhecia o livro? O que achou dele?

Não tinha ouvido falar desse título ainda? Deu vontade de ler, certo?

Deixe seu comentário, isso faz o blog viver!

____________________________________________

Queremos uma interação maior com nossos leitores, por isso não aceitamos mais comentários anônimos.

Clique em increver-se por e-mail, assim será avisado sempre que um comentário for deixado na postagem. Uma pode ser a resposta para você.

Se quiser entrar em contato de maneira mais rápida, vá ao nosso Formulário de Contato.

Para parcerias leia aqui antes.