PROCURE SOBRE UMA HISTÓRIA:

Barra horizontal

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

As Crônicas de Nárnia - C. S. Lewis

Cheguei ao fim do livro.

Posso dizer que achei maravilhoso, um livro escrito para crianças onde não apenas elas gostarão da leitura, mas também aquele que a indicar e se propor a voltar um pouco ao passado e relembrar que histórias de fantasia são muito bonitas e convidativas...

O livro não conta apenas uma história, na verdade são sete crônicas por onde vamos conhecendo o maravilhoso mundo onde fica o país de Nárnia onde animais temos animais livres, pensantes e falantes. Não são todos os animais que possuem essas características na verdade eles foram escolhidos logo no início de tudo. Não se preocupem essa história é contada no livro assim como o fim de Nárnia também...

Vale muito a pena a leitura, conhecer o mundo mágico e convidativo de Nárnia nos remete à infâncias que muitas crianças atualmente não tem contato, o conto de fadas, a magia...

Aqui seguem as sete crônicas do livro com o link para minhas opiniões sobre cada uma delas.

Alias vi na Bienal do Livro um volume de As Crônicas de Nárnia que é perfeito para aquelas situações que não temos mais hoje, a do pai e mãe irem com seus filhos para a cama e ali lhe contarem uma história. Eu pretendo comprar ainda esse exemplar e guardá-lo para essa situação, afinal as crianças e nós também, não podem perder a mágia de ler um livro e criar o mundo da maneira que sua mente lhe permitir. Não tendo as características visuais já pré-estabelecidas que a televisão proporciona.

Espero que gostem.

5 comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]

Também acabei recentemente os sete livros. Gosto particularmente do modo que o Lewis conta a história; como se ele estivesse conosco, um contador de histórias na beira da cama ou perto da fogueira. Ele não sabe de todos os detalhes, às vezes análisa os personagens - é como se tivesse conversado com eles e hoje contasse como foi. O leitor fica bem próximo do mundo de Nárnia.
---
O que me incomoda, de leve, é o ranço cristão. Não me digo cristão e existe por detrás de Narnia uma forte ideologia cristã. Mas os ideais que são defendidos transcendem a religião, são ideais que importam a toda a gente, a todos nós. Honra, amizade, lealdade e fé - em alguma coisa, como se pode ver na última parte do A Última Batalha, quando um fiel ao deus ruim, Tash, é perdoado porque foi honrado em seu culto.
---
E as imagens são fantásticas. No A Viagem do Peregrino da Alvorada eu podia ver as cenas no caminho para o fim do mundo como se estivessem na minha frente. Sentia a história. É difícil um escritor criar essa sensação, é algo que se aproveita e quase sempre não se repete.
---
Vou ler suas opiniões sobre os livros e depois comento mais.

Pedro Dal Bó disse... [Responder comentário]

Luciana,

Estou em época de provas na faculdade, então parei com a leitura, mas pretendo retornar... Não apague seu recado pois irei a procura desses livros por você recomendados...

Agora sobre a sua pergunta, procure "A Ilha do Tesouro" de Robert Louis Stevenson e "O Mágico de Oz" de L. Frank Baum. Eu os comprei na última Bienal do Livro aqui no Rio, não os li, estou lendo um do Tolkien, como pode ver no blog. Mas são clássicos que valem a pena...
Beijo e obrigado pelo apoio. Vejo agora que o blog vale mesmo a pena.

E abraços e beijos a todos os leitores que não comentam.

Obrigado.

Anônimo disse... [Responder comentário]

As Crônicas de Nárnia é um ótimo livro! Daqueles que com certeza eu vou guardar na minha estante pra ler para os meus filhos. Junto com Harry Potter e Senhor dos Anéis, nessa mesma ordem. =) Não é à toa que Lewis e Tolkien eram amigos...

Descobri que a Raquel também escreve aqui e resolvi comentar antes que ela me cobre... adorei a idéia do blog, por sinal...

tonuti disse... [Responder comentário]

eu adoro as cronicas de narnia

tonuti disse... [Responder comentário]

eu adoro as cronicas de narnia

Postar um comentário

O blog continua com a sua opinião.

Já conhecia o livro? O que achou dele?

Não tinha ouvido falar desse título ainda? Deu vontade de ler, certo?

Deixe seu comentário, isso faz o blog viver!

____________________________________________

Queremos uma interação maior com nossos leitores, por isso não aceitamos mais comentários anônimos.

Clique em increver-se por e-mail, assim será avisado sempre que um comentário for deixado na postagem. Uma pode ser a resposta para você.

Se quiser entrar em contato de maneira mais rápida, vá ao nosso Formulário de Contato.

Para parcerias leia aqui antes.