PROCURE SOBRE UMA HISTÓRIA:

Barra horizontal

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Eram os Deuses Astronautas? - Erich von Däniken

Eram os Deuses AstronautasEram os Deuses Astronautas? foi o primeiro livro "não-romance" e "não-didático" que eu li na minha vida. De início estranhei. Tinha um cara se dirigindo a mim em termos antigos, tentando me convencer de que muita coisa que eu acreditava estava errada.

Explicando: neste livro, o autor expõe os fatos que ele acredita serem evidências de que a raça humana vem sendo visitada por extraterrestres desde os tempos mais remotos. Para ele, a nossa própria noção de divindade viria de seres mais evoluídos que periodicamente davam um pulinho por aqui e introduziam conhecimento e tecnologia totalmente anacrônicos então.
Erich utiliza como exemplos monumentos orientados pela astronomia, inscrições em pedra datadas de 10 mil AC, passagens da própria Bíblia, e outros "mistérios" que hoje já foram parcialmente explicados (a primeira edição data de 1968).
Mas eu sou cética até pra desacreditar em Deus e uma coisa que eu não faço é tomar como verdade algo que eu não posso pesquisar mais a fundo. Nosso querido Erich tira algumas conclusões da cartola, sobre coisas que são difíceis de se averiguar, como a origem e fim de uma civilização num local quase totalmente inacessível no Peru chamada de Tiahuanaco.
Mas o livro foi, sim, muito válido. Não conseguiu me fazer acreditar em muita coisa, mas me abriu os olhos para como o que nós chamamos de "Método Científico" hoje em dia é falho. Fazemos uma pesquisa buscando que os resultados se enquadrem no esperado. Quando não se enquadram, nós descartamos o resultado ao invés de abrirmos nossas mentes para algo que possa vir a ser uma descoberta fantástica.

1 comentários:

Rafael Rosario disse... [Responder comentário]

Esse era um livro que sempre ouvia falar na minha infância, e nunca tinha lido nada sobre ele. E sobre o "método científico", realmente já li algumas reportagens, na revista Superinteressante, que mostram como ele é manipulável (embora a maior parte dos artigos da revista sejam baseados nele). Se você inventar um percentual então, 78,2% acreditam que o exposto é verdade.
:)

Postar um comentário

O blog continua com a sua opinião.

Já conhecia o livro? O que achou dele?

Não tinha ouvido falar desse título ainda? Deu vontade de ler, certo?

Deixe seu comentário, isso faz o blog viver!

____________________________________________

Queremos uma interação maior com nossos leitores, por isso não aceitamos mais comentários anônimos.

Clique em increver-se por e-mail, assim será avisado sempre que um comentário for deixado na postagem. Uma pode ser a resposta para você.

Se quiser entrar em contato de maneira mais rápida, vá ao nosso Formulário de Contato.

Para parcerias leia aqui antes.