PROCURE SOBRE UMA HISTÓRIA:

Barra horizontal

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

O Processo (Der Prozess) - Franz Kafka

Este é um livro realmente interessante. Apesar de ter sido traduzido em um português bastante claro (falando aqui da tradução de Modesto Carone – Cia. das Letras) o que me leva a crêr que a versão original também fosse lingüisticamente clara, é um texto (no sentido da história em si) bastante confuso, talvez esta confusão tenha sido proposital, alternativa a qual eu prefiro acreditar e que torna tanto o livro quanto o seu autor brilhantes; ou talvez se deva ao fato de não ter sido o autor a editá-lo (este havia morrido sem editá-lo, havia abandonado os manuscritos do livro anos antes, talvez por acha-los ruíns) sendo o livro para muitos uma verdadeira colcha de retalhos, ou seja ficou inacabado.

Considerando a alternativa de minha preferência, pode-se dizer que é um texto de forte crítica a sociedade burocrata em que vivemos, a grande relevância disso se deve ao fato de ter sido concluído em 1915, ou seja continua muito atual. Outro aspécto positivo do livro é que de uma forma ou de outra, por mais que você tente entender o que está acontecendo com K. (personagem principal) não dá para chegar a uma conclusão enfática, assim o autor consegue cutucar a lógica causa- conseqüência natural em todo ser humano.

Aqui vai uma breve observação, quando foi dito que o livro ficou inacabado não significa que a história não tenha um fim, mas simplismente que o livro é um pouco confuso, talvez por não ter, o autor, revisto o texto.

Excelente.

2 comentários:

Andréa Motta - Conversa de Português disse... [Responder comentário]

Já que você aprecia Kafka, sugiro também A Metamorfose, do mesmo autor. Só não ficou muito claro, o que você achou confuso. Boa sorte com o blog!

Thiago disse... [Responder comentário]

Bom Andréa, este foi o único livro do Kafka que eu lí, e como eu escrevi achei muito bom, agradeço pela indicação e com toda certeza A Metamorfóse é um livro que eu lerei em algum momento da minha vida, pode-se dizer que está na minha lista. Quanto ao que eu achei confuso em O Processo, eu não tive a intenção de discorrer de forma precisa a respeito do enrredo do livro e sim expressar a minha opinião de forma bastante genérica, eu diria até mantendo um certo mistério, afinal de contas a idéia é incentivar outras pessoas a ler o livro e não fazer um resumo da história. Abraços e até a próxima.

Postar um comentário

O blog continua com a sua opinião.

Já conhecia o livro? O que achou dele?

Não tinha ouvido falar desse título ainda? Deu vontade de ler, certo?

Deixe seu comentário, isso faz o blog viver!

____________________________________________

Queremos uma interação maior com nossos leitores, por isso não aceitamos mais comentários anônimos.

Clique em increver-se por e-mail, assim será avisado sempre que um comentário for deixado na postagem. Uma pode ser a resposta para você.

Se quiser entrar em contato de maneira mais rápida, vá ao nosso Formulário de Contato.

Para parcerias leia aqui antes.