PROCURE SOBRE UMA HISTÓRIA:

Barra horizontal

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

O Estranho Caso de Dr. Jeckyll e Mr. Hyde (O Médico e o Monstro) - Robert Louis Stevenson

Sensacional, posso dizer...

Mas aviso desde já que as pessoas que esperam uma história cheia de aventura e ação, tirem seus cavalinhos da chuva. Eu pelo menos esperava isso num primeiro momento, principalmente baseado na história da "Liga Extraordinária".

Pelo contrário, a história é cheia de mistérios, principalmente para aqueles que não conhecem bem a história, e drama. Um drama não voltado ao amor, mas voltado a toda luta moral e psicológica que Dr. Jeckyll se põe ao trazer Mr. Hyde para sua casa.

Já aviso também que para os jovens de hoje em dia o terror do livro não irá assustá-los, pelo menos imagino que não, principalmente por vivemos numa sociedade em que a violência é tão banalizada, mas considerando que na época do livro e até alguns anos atrás não tinhamos essa banalização o livro apresenta uma boa seqüencia de terror e suspense.

A história se passa na pesquisa de Mr. Utterson, grande amigo e advogado de Dr. Jeckill, em descobrir qual a ligação entre ele e Mr. Hyde, os desaparecimentos de seu amigo e o porquê de orientações tão estranhas em seu testamento.

Não vou falar muito mais da história, afinal isso estragaria todo o suspense criado pelo autor.

Digo apenas que vale muito a pena a leitura desse clássico da literatura mundial, onde temos a briga entre a moral de Mr. Hyde e Dr Jeckill, além da suspense para sabermos o que Mr. Hyde tem para dominar Dr. Jeckyll e foçá-lo a tomar certas decisões estranhas.

P.S.: No livro em que li a história existem várias grafias pra o nome do doutor, sendo elas "Jeckyl", "Jekyll". Eu escolhi para esta postagem usar apenas "Jeckyll", mas foi apenas decisão minha não tendo valor nenhum.

5 comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]

Show de bola....muito boa pra leitura.

gostei do blog

Paulo Rezzutti disse... [Responder comentário]

Oi Pedro, tomei vergonha na cara e vim comentar o seu post, como você faz com o meu. Esse livro é muito bom, é de uma época em que, felizmente, os crimes em nossa sociedade, como você bem diz, não tinham banalizado tanto ao ponto de acharmos algumas barbaridades normais. Nos dias de hoje, O Médico e o Monstro é quase um triller de suspense do que um livro de terror, não é mesmo? Não sei por que mas sempre relacionei O Médico e o Monstro com os crimes de Jack, o Estripador, sendo que os assinatos de Jack são realizados dois anos após esse livro... acho que o clima é semelhante. Já leu A Ilha do Tesouro?

Pedro Dal Bó disse... [Responder comentário]

Não tinha pensado nisso Paulo. Bem sinistro.

Estou lendo "A Ilha do Tesouro", talvez demore um pouquinho por causa das provas da faculdade, mas até o fim do ano terei escrito minha opinião.

Obrigado pela visita.
Abraços.

Livros & Literatura disse... [Responder comentário]

Pedro, já percebi que tenho muito a aprender com o seu blog. Vou adicionar o Histórias para ler ao meu blog. Obrigada pelo comentário e um ótimo domingo. Abraços.

CW disse... [Responder comentário]

Opa Pedra tudo certo? Já li "O médico e o monstro", mas em seu original em inglês e posso confirmar que a grafia correta é "Jekyll".

Quem gosta de um suspense psicológico vale a pena lê-lo!

Postar um comentário

O blog continua com a sua opinião.

Já conhecia o livro? O que achou dele?

Não tinha ouvido falar desse título ainda? Deu vontade de ler, certo?

Deixe seu comentário, isso faz o blog viver!

____________________________________________

Queremos uma interação maior com nossos leitores, por isso não aceitamos mais comentários anônimos.

Clique em increver-se por e-mail, assim será avisado sempre que um comentário for deixado na postagem. Uma pode ser a resposta para você.

Se quiser entrar em contato de maneira mais rápida, vá ao nosso Formulário de Contato.

Para parcerias leia aqui antes.