No Brasil de um futuro distópico, os cidadãos brasileiros vivem em complexos gigantescos construídos suspensos sobre a Floresta Amazônica. Crescendo na floresta, fora descoberta por uma cientista anos antes a Vitória-régia Azul, uma mutação de difícil cultivo e reprodução em laboratório que tem propriedades extraordinárias de cura. A sociedade vive no que parece ser uma ordem e uma paz inabaláveis, onde cada casta desempenha seu papel sem questionar. Mas toda grande descoberta da humanidade, invariavelmente, vem rodeada de batalhas por dinheiro e poder, mesmo que por debaixo dos panos.
Nesse contexto, vive a protagonista Ana. Sendo filha do comandante do complexo em que habita, Ana se beneficia de confortos e privilégios, burlando as as regras do complexo quando lhe convém, pois sabe que nada vai lhe acontecer. Apesar de viver a melhor das vidas, Ana se sente de certa forma deslocada. Detesta (quase todos) os seus colegas de colégio e não compreende muito bem o motivo. É quando chega em sua sala um novo aluno, Jonas, um ajustado, uma casta inferior treinada para servir. Jonas ganhara do governo a oportunidade de ascender socialmente, então precisa andar sempre nos trilhos e não chamar muito a atenção para si. Ana fica fascinada por Jonas, o que desperta ciúmes e ressentimentos dos seus colegas de casta Diogo e Felipe. E, por um acaso do destino ou não, os quatro se encontram numa missão especial do governo para descobrir onde está o documento deixado pela cientista sobre como reproduzir a Vitório-régia Azul em laboratório, garantindo soberania nacional.
Logo, Amazônica 22 torna-se uma verdadeira aventura com narrativa e contexto complexos, que envolve terroristas, contrabandistas, agentes dos governo infiltrados, cobra comendo cobra o tempo todo e, claro, personagens adolescentes passando por situações de reais perigos de morte (a marca registrada de Eduardo M. C.). Assim como Segredos do Ventos, é uma obra jovem que você não consegue largar até terminar.
Recentemente, o autor lançou a continuação desta obra, chamada Semente Ancestral, já disponível para leitura. Com certeza está nas minhas próximas leituras de 2023.
0 comentários:
Postar um comentário
O blog continua com a sua opinião.
Já conhecia o livro? O que achou dele?
Não tinha ouvido falar desse título ainda? Deu vontade de ler, certo?
Deixe seu comentário, isso faz o blog viver!
____________________________________________
Queremos uma interação maior com nossos leitores, por isso não aceitamos mais comentários anônimos.
Clique em increver-se por e-mail, assim será avisado sempre que um comentário for deixado na postagem. Uma pode ser a resposta para você.
Se quiser entrar em contato de maneira mais rápida, vá ao nosso Formulário de Contato.
Para parcerias leia aqui antes.