PROCURE SOBRE UMA HISTÓRIA:

Barra horizontal

domingo, 24 de maio de 2020

O Urso e o Rouxinol - Katherine Arden

O Urso e o Rouxinol (capa)Levei mais de um ano para voltar a ler e mesmo assim tive que ficar em casa forçadamente para isso acontecer. Ainda assim, demorei mais de mês para terminar esse livro que apesar de ter uma leitura bem agradável demorou para tirar a ferrugem que eu tinha dos livros.

O Urso e o Rouxinol apareceu numa oferta na Amazon, estava (até a data a publicação está) gratuito e resolvi baixar apenas pelo "porquê não". Veio junto com uma pilha de outros títulos que aparecem grátis na Amazon no início da pandemia do COVID-19. Bem, depois de alguns dias não aguentando mais assistir apenas séries e alguns filmes tornei ao Kindle e resolvi procurar algo para ler e escolhi este por ter essa temática de fantasia e mitologia que tanto me agrada, e com o bônus de estar ambientado num lugar tão distante de outras histórias que tenha lido de fantasia. Este é um livro baseado em contos russos.

Uma história bem agradável de se ler, com personagens que nos fisgam e uma jornada por uma cultura que por aqui não está no senso comum. Criaturas mágicas, ambientações e lugares que nos levam a imaginar quanta magia tem por aí e não descobrimos.

A história gira em torno de uma garota, Vasya. Felizmente ela não está dentro das expectativas de uma "garota comum", essa é uma infeliz semelhança com a nossa cultura. Mas Vasya é muito parecida com sua mãe, Marina. Vasya é a filha mais nova de Pyor, um Senhor de grandes terras no interior da Rússia, medieval (ou algo assim). Marina morreu no no parto de Vasya, e era considerada uma bruxa. Só aí já deixa claro para onde a história caminhará.
Acontece que como em outros lugares o Cristianismo está crescendo e dominando as crenças antigas do povo, mas Vasya mantem os cuidados com as criaturas antigas. A chegada de um padre nas terras de seu pai e o fortalecimento na conversão dos seus vassalos passam a enfraquecer essas criaturas antigas. Some a isso o fato de seu pai ter se casado novamente com uma beata que vê os "demônios" e reforça a necessidade dos moradores nas terras de seu marido em se converterem e esquecerem antigos rituais.

Vamos ser sinceros. No início eu não conseguia entender para onde a história caminhava.

A história começa nos apresentando a casa de Pyor, seus filhos e Dunya, a ama. Dunya está contando uma história antiga, o conto do Rei do Gelo, MorozkoDepois caminha para a história de um senhor feudal que negocia seus filhos e filhas com seu Suserano para manter poderes e terras. Mas é do meio para o final que temos uma reviravolta e passamos a entender o que virá a acontecer e acompanhamos a jornada de Vasya, suas descobertas sobre a existência das criaturas antigas e o poder que elas ainda possuem.

A partir desse ponto entendemos que a história de Vasya tem muito a ver com o conto que nos foi apresentado lá no início. Alias, em vários momentos da história outros personagens trazem essa mesma sensação, mas sempre com o objetivo de desdenhar de tudo que Vasya vem passando. Uma situação recorrente em histórias em que a personagem principal é uma criança que "ainda não entende o mundo real e vive nas suas fantasias e contos de fadas".

E esse é, para mim, o maior valor dessa história. Termos a possibilidade de acompanhar essa garota em um munto com criaturas mágicas e crenças que são distantes. O livro se fecha num arco de transformação de Vasya onde ela se torna aquilo que lhe foi esperado pelos espíritos mitológicos e nos deixa prontos para querer acompanhar as aventuras em que ela irá se colocar para a diante.

Aproveitem para ler e se puderem fiquem em casa.

Abraços a todos, e boa leitura.

0 comentários:

Postar um comentário

O blog continua com a sua opinião.

Já conhecia o livro? O que achou dele?

Não tinha ouvido falar desse título ainda? Deu vontade de ler, certo?

Deixe seu comentário, isso faz o blog viver!

____________________________________________

Queremos uma interação maior com nossos leitores, por isso não aceitamos mais comentários anônimos.

Clique em increver-se por e-mail, assim será avisado sempre que um comentário for deixado na postagem. Uma pode ser a resposta para você.

Se quiser entrar em contato de maneira mais rápida, vá ao nosso Formulário de Contato.

Para parcerias leia aqui antes.