PROCURE SOBRE UMA HISTÓRIA:

Barra horizontal

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Crianças lendo livros, como fazer?

ler-ler-lerOlá amigos leitores.

Está cada vez mais em pauta a dificuldade de fazer com que as crianças leiam livros, histórias ao invés de ficarem presas na frente de um computador assistindo a filmes e seriados baixados da internet, ou até mesmo presos em sites de relacionamentos jogando “entre amigos” jogos presentes nessas páginas.

Mas será que realmente precisamos retira-los da frente do computador ou podemos usar isso também a nosso favor e levar os livros para a tela e assim aproximar a criança da obra?!

Afinal, se Maomé não vai a montanha, a montanha vai a Maomé!

É certo que não adianta colocar o livro no Word ou em PDF, abrir na tela de um computador e esperar que a criança saia devorando o livro. É preciso criar o hábito da leitura e incentivar que ela continue buscando novos títulos após o término de cada livro.

Mas esse não é a “bola da vez”. O intuito deste artigo é tentarmos encontrar alguma maneira de transformar a leitura em um elemento recorrente na vida digital das crianças que hoje vivem constantemente na tela do computador.

Buscando sites de assuntos de interesse

Não precisamos num primeiro momento apresentar grandes obras para a meninada. Devemos saber quais são os interesses do pequeno e procurar sites que tragam reportagens, artigos sobre o assunto. Dessa forma, apresentamos um conteúdo que seja atrativo e mostramos que existem outras possibilidades além do que eles estão acostumados na grande rede.

Converse durante o almoço no domingo, ou durante um lanche da tarde sobre que assuntos as crianças gostam e se interessam. Você ficará surpreso como atualmente eles tem grandes questionamentos.

Depois vá para sites de busca como o Google e pesquise sobre o assunto, ou vá direto numa fonte que te dará ótimos links. A Wikipédia é perfeita para isso. Além de apresentar uma ótima introdução para que você também não procure errado, ela está sempre cheia de links que redirecionam para sites relevantes sobre o assunto.

Agora, preste atenção nesse momento, ao apresentar o site para os crianças faça de maneira espontânea e ocasional. Finja que está navegando despretensiosamente e chame-o para ver um site interessante que encontrou. Diga que se lembrou daquela conversa e acho que ele fosse gostar do endereço.

Apresentando um livro sobre assuntos que eles gostem

Explorado as letrasUma segunda etapa é apresentar aos pequenos títulos voltados aos assuntos que eles achem mais interessantes. Aqui, você pode fazer através de livros de papel ou até através de livros digitais.

Na rede existem alguns sites que apresentam obras que estão em domínio público e você pode baixa-los gratuitamente, ou até apresentar sites que enviam trechos do livro via e-mail numa frequência previamente estabelecida.

Para a primeira opção apresentamos o Portal Domínio Público. Um excelente site onde existem muitas e muitas obras que estão em domínio público. Dessa forma podemos fazer o download gratuito de todos os títulos que estão por lá. E tenho certeza que no meio de tantos livros você encontrará um que agrade o pequeno leitor.

Já para a segunda opção temos o Leitura Diária. Um site onde você escolhe um livro, depois escolhe a frequência com que eles enviarão os capítulos para o seu e-mail. Assim você recebe sem complicações o capítulo do livro, lê e pronto, espera pelo próximo. Um ótimo meio de criar um padrão e o momento para sua leitura.

Colocando os pequenos para interagirem

Leitura paresEste é um momento que considero crucial no processo de aprendizagem e gosto pela leitura.

A garotada contando a história e transmitindo seus sentimentos pelo livro melhoram na comunicação e ainda recebem um belo retorno de outras pessoas como opiniões sobre a história.

Para isso nada melhor do que uma rede-social feita especialmente para os leitores mirins e é esse o foco do Pequenos Leitores. Assim temos um bom processo de aprendizagem e desenvolvimento para criarmos um adulto que goste de ler todos os tipos de mídias.

Boa sorte a todos.

E claro,

Boa leitura.

1 comentários:

Paulo Alves disse... [Responder comentário]

OLá, sou Paulo Alves.
Criei um blog com personagens infantis: Turma do Guaraná, onde escreve histórias e desenho para as crianças. Gostaria que conhecesse e comentasse. Gostaria de saber se estou no caminho certo. Acesse, por favor. http://guaranaeturma.blogspot.com
Obrigado.

Postar um comentário

O blog continua com a sua opinião.

Já conhecia o livro? O que achou dele?

Não tinha ouvido falar desse título ainda? Deu vontade de ler, certo?

Deixe seu comentário, isso faz o blog viver!

____________________________________________

Queremos uma interação maior com nossos leitores, por isso não aceitamos mais comentários anônimos.

Clique em increver-se por e-mail, assim será avisado sempre que um comentário for deixado na postagem. Uma pode ser a resposta para você.

Se quiser entrar em contato de maneira mais rápida, vá ao nosso Formulário de Contato.

Para parcerias leia aqui antes.